quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Por que sentimos formigamento?

Após alguma parte do nosso corpo ficar dormente sentimos uma sensação de formigamento nessa região. Mas, por que isso acontece?
Isso acontece quando a pessoa fica muito tempo em uma só posição, por exemplo sentada sobre uma perna, ou quando dorme em cima de um dos braços. O peso pode bloquear a circulação arterial e provocar a redução do fluxo de sangue na extremidade - isso causa a sensação de formigamento. É o tipo mais comum e rápido de resolver, já que basta uma sacudida, um movimento repetido do membro e pronto. Essa sensação é causada por uma razão vascular.
Além da razão vascular exite uma razão nervosa. Esse formigamento de origem nervosa pode ocorrer com quem tem problemas de coluna, quando há compressão da raiz nervosa. Quando isso acontece, pode haver a redução na sensibilidade em algum membro inferior ou nas mãos.
Mas o formigamento também pode ser um alerta. É quando há algum problema cardiológico - uma angina ou início de infarto. Nesse caso é comum haver, em situação de esforço físico, uma dor que, em geral, se irradia para o braço esquerdo, acompanhada de formigamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário