sexta-feira, 11 de junho de 2010

Iguana e Camaleão são a mesma coisa?

Não, não se trata do mesmo animal. Apesar de costumarmos chamar erroneamente Iguana de Camaleão. Ambos são répteis, mas de aparencia e caracteristicas diferentes. Quer saber as diferenças?
Para mais informações sobre o Camaleão clique aqui e para saber mais sobre Iguana, aqui.
 
O camaleão
O Camaleão é um réptil conhecido por mudar a sua cor para se adaptar a um ambiente ou a uma situação. Esta estratégia o ajuda a se proteger de potenciais predadores e passar desapercebido por eles.  

Além desta característica, possui a capacidade de movimentar os dois olhos independentemente e também de enrolar a cauda para se agarrar.
Por isso, sobe com facilidade em árvores e corre rápido no chão. É um bom mergulhador e também nada bem, podendo ficar submerso por longo tempo. Caso se sinta acuado, foge ou defende-se com dentadas e chicoteando com a cauda. Quando um camaleão captura sua presa, sua língua atinge uma aceleração cinco vezes superior à de um caça F-16.


A iguana
A primeira impressão não é a que fica. A iguana é um réptil de aparência, a princípio, assustadora e que lembra os gigantescos animais jurássicos. Mas esta sensação logo desaparece e quando menos se espera esta exótica amiga de temperamento calmo e dócil pode se tornar uma boa companhia. Por ter facilidade de adaptação e integração com o homem, se tornou o primeiro réptil doméstico.
Seu tamanho pode chegar a dois metros, porém 2/3 correspondem à cauda. O corpo é forte, comprimido dos lados e os membros são bastante desenvolvidos com dedos compridos para facilitar a subida em árvores. Embaixo do tímpano, possui uma enorme escama arredondada, uma prega de pele na região gular e uma crista no alto da cabeça. A cor, em geral, é verde intenso nas iguanas jovens e ao envelhecer aparecem bandas escuras ao longo do corpo e da cauda.

12 comentários:

  1. Olha quem eu achei!!!
    =)
    Adorei a ideia do blog!
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. meu amigo tem uma iguana ele acha que é um camaleão eu tenho uma pergunta iguanas mudam de cor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim... com o decorre do tempo as iguanas vão envelhecendo com isso sua cor jovem vai embora... a iguana fica meia cinzenta com o decorre do tempo...

      Excluir
  3. poha ... n viu ali q iguana n muda poow.. camaleão q muda kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, iguana Muda de cor sim, não como o.camaleão, e sim na mudança de pele e de acordo com o.ambiente.

      Excluir
  4. Kkkkkk interessante gostei muito saber disso foi bom que tirei a duvida do meu colega aky que estava min enchendo o saco dizendo que iguana e camleao kkkkk gostei APROVADO!

    ResponderExcluir
  5. http://guilhermersouza.blogspot.com.br/2012/06/diferenca-entre-o-camaleao-e-o-iguana.html

    ResponderExcluir
  6. Sempre soube que n eram a mesma coisa. É só ver as patas, a da iguana tem os dedos bem visiveis, o camaleão n.
    Os olhos dos camaleões sao maiores que os olhos das iguanas. Mas sempre diziam pra mim que eram a mesma coisa, entao ficava na minha.

    ResponderExcluir
  7. como saber diferenciar os dois
    tem um aqui em casa e eu quero cuidar dele mais nao sei o que ele e

    ResponderExcluir