quarta-feira, 10 de novembro de 2010

gelo seco

Você já se perguntou como se faz aquelas fumaças sem cheiro das boates?
O processo físico em que as partículas de uma substância passam ou do estado sólido para o gasoso, ou do estado gasoso para o sólido, diretamente, sem passar pela fase intermediaria do estado líquido, é chamado de sublimação.

O gelo-seco é dióxido de carbono (CO2) congelado. A temperatura na superfície de um bloco de gelo-seco é de -78,5? C. O gelo-seco também tem uma característica interessante - a sublimação.

À medida que o gelo-seco é aquecido, ele se transforma diretamente em dióxido de carbono gasoso - e não em líquido. A temperatura extremamente gelada e a característica da sublimação fazem do gelo-seco uma excelente opção para refrigeração. Importante
Se alguma vez você tiver a oportunidade de manusear gelo-seco, certifique-se de usar luvas grossas. A temperatura extremamente fria da superfície pode facilmente causar danos a sua pele caso haja contato direto. Pela mesma razão, nunca se deve experimentar ou engolir gelo-seco. Serio eu já toquei, grudou no meu dedo e começou a arde imagine se eu engolisse.

 
Clique aqui
para ver um vídeo demonstrativo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário