sábado, 21 de agosto de 2010

Porque nos ficamos arrepiados?

Na maior parte das vezes, o arrepio é uma tática do nosso corpo para amenizar a sensação de frio. O cérebro manda uma mensagem para que os pêlos fiquem eriçados e seu conjunto forma uma espécie de colchão de ar quente, que nos protegecontra as baixas temperaturas.
O mecanismo não faz tanto sentido hoje em dia como fazia para nossos ancestrais, que tinham pêlos em abundância. "No homem moderno, a elevação da temperatura com o arrepiar dos pêlos é insignificante", diz o professor José Roberto da Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Hoje, tremer dá mais resultado.
Os pêlos também arrepiam quando nos sentimos ameaçados. A tática nãoé muito eficaz em humanos, mas outros animais têm bastante sucesso com o arrepio. Cães como os da raça husky,por exemplo, têm muitas camadas de pêlo e parecem maiores com o eriçar dos pêlos.Mas e o arrepio que toma conta quando você ganha um beijinho na orelha? Segundo José Roberto, ele acontece porque o nosso corpo responde da mesma forma que quando estamos assustados. "O sistema interligado do organismo faz com que o corpo reaja de uma única maneira para estímulos diferentes." "

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Porque ao jogarmos sal no sapo ele morre?

Como todos sabem os sapos são anfíbios e os anfíbios têm respiração cutânea (pela pele), porem também apresenta pulmão, ou seja, eles respiram pela pele e pelo pulmão, só que para a respiração cutânea funciona e preciso que a pele dele esteja muito, muito úmida por isso que se agente pegar um sapo, ele estará melado com um muco. Então quanto você joga sal no sapo ocorre a osmose quanto e ele morre ressecado e asfixia.

A AS LESMAS

E novamente a osmose só que e ainda pior. O processo se caracteriza pela passagem de ÁGUA do meio MENOS concentrado para o MAIS concentrado, a fim de que haja uma equivalência nas concentrações dos dois meios, que são separados pela membrana da pele da lesma.

A lesma morre pois a sua membrana é muito permeável e sua composição é basicamente água. Sendo assim, a água flui rapidamente do seu interior para o exterior, causando a desidratação da lesma e sua morte, dando a aparência de derretimento.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Porque as aranhas não grudam nas teias, mas os outros insetos sim?

porque as aranhas colocam gotas (sem espalha) que grudam em toda a teia mas ela sabe onde colocol e por isso ela só pisa onde não tem gotas mas os insetos pisam em qualquer lucar.
mas como as aranhas fasem suas teias
As aranhas possuem no abdómen, ventralmente, glândulas sericígenas que segregam uma proteína elástica e extremamente resistente que endurece ao passar por expansões móveis do tegumento designadas fiadeiras. Os filamentos proteicos são enrolados como uma corda pelas fiadeiras, formando fios pegajosos com que tecem as teias. Os fios são depois esticados ou enrolados com as patas, dependendo do uso que irão ter.

Os filamentos de teia são cerca de 5 vezes mais fortes que aço do mesmo diâmetro e podem ser esticados até 4 vezes o seu comprimento inicial, sem partirem. Estudos revelaram que quanto mais fortemente a aranha puxar o fio, enquanto este se forma, mais forte este será depois de endurecido.
As teias são igualmente resistentes à água, como se pode comprovar pelo modo com gotículas se forma sobre os filamentos após uma chuvada e não partem com temperaturas até -40ºC.

As teias são usadas não só para a captura de alimento mas também para formar casulos onde muitas aranhas colocam os ovos.Dado que os filamentos deixam de ser pegajosos após cerca de 24 horas, muitas aranhas comem parte da teia e recostroem a zona danificada.